sexta-feira, 20 de julho de 2012

Escolhas certas... escolhas difíceis!






Falando em escolhas...

No último dia 15 de julho conheci a atual prefeita da minha querida Tarauacá, no evento de lançamento da candidatura de meu pai, Mirabor Leite, a uma das vagas na Câmara de Vereadores. Foi uma pequena reunião que contou com presença de alguns amigos e familiares mais próximos que poderam comparecer. Lá podemos dar o ponta pé inicial ao conjunto de forças que estão apoiando a eleição do Mirabor Leite. Vejam as fotos abaixo.






Voltando a comentar sobre a prefeita Marilete Vitorino, devo admitir que logo que cheguei na cidade fiquei triste e ao mesmo tempo irado com tantas ruas esburacadas, ausência de sinalização e calçamento, além do esgosto a céu aberto, que é a causa de tantas doenças.

Num primeiro momento, a reação de todos é culpar a atual administração municipal pelo caos estrutural da cidade, sobretudo quando ela já está na reta final do seu mandato, e em ano de eleição então...  as críticas são ferozes e os seus adversários políticos não perdoam.

Não faltam pessoas dispostas a atirar a primeira pedra. A questão não é pessoal... não é nada contra a médica Marilete Vitorino, pois se outro estivesse no lugar dela (isto é, na chefia da prefeitura), a pancada seria a mesma, pois a questão não é a atual prefeita em si, a questão é a prefeitura em si... a questão é o poder pelo poder. É claro que existem as exceções, mas não creio que seja o caso da disputa pela prefeitura de Tarauacá. Deste modo, fica aquela máxima, Marilete está sendo atacada somente por está no local "errado", na hora "errada".

Todavia, eu tive a oportunidade de mudar minha opinião prematura e incauta ao ouvir pela primeira vez Marilete Vitorino palestrar sobre sua recem trajetória a frente da Prefeitura de Tarauacá. Sim, digo palestrar, pois o que ouvi não foi um discusso característico de políticos bem adestrados. O que vi e ouvi foi um relatório claro, coeso e objetivo sobre as escolhas de uma mulher frente a gigantescas dificuldades.

Marilete Vitorino não está apoiando financeiramente meu pai Mirabor Leite, tão pouco acredito que ela esteja pedindo abertamente votos para ele, pois seria até mesmo desleal com os demais candidatos à Casa de Lei da cidade, os quais também apoiam a candidatura de Marilete Vitorino. Portanto, não tenho nenhuma motivação pessoal, fora meus ideais e minha consciência, para dizer qualquer coisa a favor ou contra a atual prefeita da cidade de Tarauacá. Deste modo, me sinto bastante confortável e livre para dizer o que penso sobre ela ou quem quer que seja. E é assim que faço.

Não vou transcrever aqui de forma pormenorizada os motivos que me fizeram mudar meus conceitos a respeito de Marilete Vitorino enquanto prefeita de Tarauacá, mas de forma sucinta posso dizer que ela foi um política corajosa, pois ao ter a oportunidade de fazer escolhas fáceis e politicamente vantajosas, ela decidiu optar pela escolha difícil e de tantas agruras.

Marilete Vitorino poderia ter investido o dinheiro dos cofres da prefeitura para maquiar a cidade e dar ao povo uma sensação de trabalho bem feito, mas ao invés disso ela resolveu enfrentar os reais problemas da instituição, como os milhões em dívidas com salários de trabalhadores atrasados e contribuições sociais inadimplentes. Alguém que chega numa casa na reta final, próximo a uma eleição, e decide limpar a poeira, ou melhor, o lixo debaixo do tapete, merece minha consideração. Mas é claro que uma escolha racional e prudente como essa não será destacada por aqueles que almejam o poder pelo poder.

Há muito o que se saber sobre o curto período de Marilete Vitorino a frente da prefeitura, mas minha sugestão a todos é que dêem a ela uma oportunidade de esclarecer o por quê de suas escolhas. Depois cada um tire suas próprias conclusões. No mais, vamos acabar com essa burrice de achar que prefeito bom é aquele que asfalta ruas. Muitos erros foram cometidos pela administração do antecessor de Marilete Vitorino, mas não podemos imputar os erros de uma pessoa sobre outra, mesmo por que um vice-prefeito não tem nenhum poder dentro de qualquer prefeitura. Vamos analisar o que ela fez durante esses últimos meses, onde esteve realmente a frente da chefia do governo municipal. Ao final, cada um vote conforme sua consciência!

Nenhum comentário:

Postar um comentário