quarta-feira, 6 de julho de 2011

IGREJA CRISTÃ: Uma verdadeira crise de identidade


O que é a igreja? Será que se trata de um prédio de madeira ou de tijolos (chamado de templo) onde certa quantidade de pessoas se reúnem periodicamente? Será que igreja é um determinado espaço, um endereço ou uma entidade para onde as pessoas se deslocam com o intuito de se encontrar? Certamente que não!

Eu poderia escrever longos textos sobre o que não é a igreja ou sobre o que estão, sorrateiramente, tentando transformá-la, mas eu prefiro me ocupar em uma pequena reflexão sobre o que ela é!

Igreja é o conjunto de pessoas que vivem em prol de um mesmo propósito e em unidade de fé. Na igreja do Senhor Jesus não há paredes, cadeiras, púlpitos ou placas denominacionais, pois ela não está fincada num determinado local, nem limitada a certo espaço físico ou muito menos registrada em qualquer documento jurídico. Muito pelo contrário, sua constituição é humana, sua mobilidade é dinâmica e os seus membros estão registrados no Livro da Vida. Todos aqueles que decidem fazer parte da igreja passam a ser chamados pura e simplesmente de discípulos de Jesus, e daí por diante eles perdem o controle sobre suas próprias vidas.

As vezes me perguntam: Você vai a Igreja? E a resposta é muito simples: Não! Eu não vou a igreja...  eu me encontro com a igreja. Em seguida, normalmente, a pessoa pergunta: De qual igreja você é? E, então, eu respondo: Da de Jesus! - Mas qual é o nome? -  replica a pessoa, ainda meio confusa. E eu, dando um leve sorriso, respondo pacientemente: A igreja de Jesus não tem nome, pois ela é o corpo de Jesus, e, assim como você não coloca um nome no seu próprio corpo, assim, também, não há porque colocar um nome no corpo de Jesus.


Claro que você poderia me dizer que os nomes seriam somente para identificar a igreja, já que existem tantas igrejas evangélicas pelo mundo. Mas o problema é que não existem várias igrejas de Jesus... existe apenas uma! Como assim? A igreja é o corpo de Cristo e Cristo só possui um corpo... as várias denominações são o resultado da divisão desse corpo que, de maneira alguma, agrada ao Senhor.

A igreja de Jesus não tem denominação... não há divisão e nem classificação! Quem divide, denomina e classifica é o homem... e o faz para marcar terreno... delimitar e demonstrar seu "poder"...  pois muitos pensam que quanto maior a denominação em número de membros, maior é o poder e a unção de seus líderes. Ledo engano!

Os nomes...  as placas...  as denominações são as mais claras legitimações da divisão da igreja evangélica, evidenciando, assim, a invasão do mundo no seio dela. E em nossos tempos isso é tão normal... tão bem aceito... que o contrário se tornou herético...  o certo se tornou errado...  o verdadeiro passou a ser o falso!

 "Na casa de meu pai há muitas moradas", vejam que nessa frase Jesus se refere a uma casa...  Ele faz menção a uma única e exclusiva "casa"... a casa do pai. Ao pensar sobre todas essas divisões dentro da igreja evangélica, imagino como essas pessoas pensam que será "na casa do pai"? Talvés eles pesem que vai haver uma espécie de separação por setores... tipo: os pentecostais ocuparão a Ala Sapatinho de Fogo (onde crente que nao grita está com defeito de fabricação); os tradicionais irão utilizar a Ala Biblioteca Gregoriana (pois, ali, não é permitido barulho) e os neo-pentecostais ficarão nos quartos de hóspedes, já que eles insistem em continuar colhendo o melhor desta terra, indo lá só de visita (rsrs...).

É triste ver milhares de pessoas se perdendo dentro de tais "igrejas evangélicas'...  achando que seus rituais e suas rotinas irão levá-las a conhecer o Senhor Jesus. Muitos se deixam levar por falsos ensinamentos de que em determinado ano o Brasil será de Cristo ou que as riquezas deste mundo são a sua herança. É angustiante ver a própria dita igreja evangélica tentando provar que a palavra de nosso Senhor está errada ao dizer que este mundo jaz no maligno...

Sei que é triste ver projetos de leis no Congresso Nacional querendo autorizar o aborto, o casamento civil entre homossexuais, a perseguisão e tanta outras ações demoniacas...  mas o que fazer? Este mundo jaz no maligno! O governo do anti-cristo está se preparando pra se instalar! Isso vai se concretizar! Está escrito! Mas nossa maior felicidade diante de tudo isso é que esses são os "sinais das dores"... os sinais da volta do nosso Rei, e, por conseguinte, a nossa partida para a nossa verdadeira pátria.

Faça um favor a você mesmo(a)...  reflita sobre isso e peça que o Espirito Santo te ensine a verdade sobre essas coisas...  pois lembre-se que cada um de nós haverá de prestar conta do que fez aqui.



 

3 comentários:

  1. Olá Marcelo,
    Gostei do texto. Tbm não frequento igrejas. Acredito que elas existem para justificar o salário dos pastores e arrancar dinheiro do povo.
    Tô fora.

    ResponderExcluir
  2. Esse varão não frequenta igreja? Como assim? Você está falando de quem, óh, anônimo? Você realmente leu o meu artigo? Você é um belo exmplo que me motiva a escrever! Espero que o Eterno te faça entender o que é igreja... abraços!

    ResponderExcluir
  3. Olá Marcelo,
    Faz sentido seus argumentos, to contigo!

    ResponderExcluir